Esse post faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo time de Tech Writers da VTEX em nosso projeto do clube do livro, em que discutimos o livro The Product is Docs. Neste post nós vamos discutir o pilar da escrita no contexto de Technical Writing. Iremos abordar quais decisões precisamos tomar durante o processo de escrita, como editar uma documentação e como colaborar com outros indivíduos para produzir documentação técnica. Veja abaixo os artigos que fazem parte da seção Escrita.
- Autoria colaborativa (Collaborative Authoring)
- Decisões de documentação (Documentation Decisions)
- Edição técnica (Technical Editing) - Em breve
Dentro do processo de documentação, tech writers tomam grandes decisões em relação a conteúdo e formato. Neste artigo, abordamos e discutimos as escolhas que tech writers realizam no dia a dia, apontadas pelo time de documentação do Splunk.
As decisões mais importantes são feitas quando você prioriza pedidos de documentação e quando você identifica o que documentar. (p.52)
Quem contribui para decisões de documentação?
Em uma empresa de tecnologia, principalmente em uma que o processo de documentação começou tardiamente, há uma inquietude para documentar todos os aspectos de um produto. Contudo, o tempo é um recurso limitado e nos exige priorizar determinadas documentações.
Dentro da área de documentação, o tech writer é responsável por decidir desde o que documentar até como documentar. Porém, apesar de dar o crivo final, não é apenas o tech writer que está envolvido nas decisões sobre documentação. Tais decisões envolvem pessoas de diversos contextos. Para determinar as prioridades da documentação, por exemplo, o technical writer deve agir em conjunto ao gerente de produto. Também é possível envolver technical writing managers para organizar os recursos necessários para o processo de documentação. Por fim, os editores do time podem contribuir com decisões de arquitetura da informação, voz e tom do texto.
Fatores relevantes para decisões de documentação
Para tomar decisões com embasamento, precisamos analisar os fatores relevantes que terão impacto direto sobre a documentação. São eles:
- Público
- Produto
- Recursos
- Documentação existente
- Dados de uso
- Feedback
Leia nas seções abaixo os detalhes de cada fator.
Público
É importante definir o que é um público dentro do contexto de Technical Writing - uma descrição geral de um grupo de pessoas que compõem o público. Identificar seu público é uma das decisões mais impactantes na documentação, pois o texto será desenvolvido e estruturado para ele. Por exemplo, é possível criar artigos mais conceituais e introdutórios para usuários mais iniciantes, e documentações mais complexas para usuários mais experientes.
Produto
A complexidade do produto influencia a documentação. Além disso, a frequência que sua empresa atualiza os seus produtos e o tempo que os clientes se adaptam a estas mudanças podem influenciar os tipos de decisões relativas à documentação - sobre o tipo de documentação e seu conteúdo.
Recursos
Considerar os recursos - equipe, tempo, ferramentas de escrita e publicação - dedicados para a documentação é vital quando se está tomando decisões. Não é possível decidir o que escrever, como escrever e quando escrever documentação sem saber quem e onde o fará.
O orçamento também se enquadra como recurso. As decisões que você toma sobre como é a documentação, onde você a hospeda, quantas pessoas vão escrevê-la e as ferramentas que você usa para criá-la são todas influenciadas por quanto dinheiro você tem à sua disposição.
Documentação existente
Documentação interna, feita pelos times de produto, auxilia no processo de tomar decisões sobre como escrever sua documentação. Quanto mais informação disponível você tiver sobre o produto - seja prioridades, o que foi feito e em qual ritmo - mais embasamento você terá para especular quando trabalhar em algo ou quanto tempo levará para ser concluído.
Dados de uso
Métricas do site de documentação ajudam a entender como as pessoas estão usando a documentação. Se os clientes visitam com frequência uma parte específica do produto, você pode priorizar o trabalho para documentar essas características do produto ou dar mais atenção a possíveis atualizações nesta seção da documentação. Quando estiver na dúvida em determinar no que trabalhar, os dados do produto podem ajudar a identificar quais características e funcionalidades do produto são mais utilizadas pelos clientes.
Feedback
O feedback é um recurso valioso para tomar decisões sobre documentação. O feedback do cliente pode ajudá-lo a entender quantas pessoas estão interessadas em melhorias para um tópico específico.
Tome uma decisão
No momento da tomada de decisão, leve em consideração os seguintes aspectos:
- Defina a decisão que você precisa tomar.
- Identifique os colaboradores para a decisão.
- Identifique e analise os fatores relevantes para a decisão.
Defina a decisão que você precisa tomar
Faça a sua decisão ser a mais específica possível, descrevendo qual será o impacto dela para o seu negócio e seus clientes. Uma decisão específica facilita a análise dos fatores envolvidos.
Identifique os colaboradores para a decisão
Envolva outras pessoas no processo de decisão, principalmente gerentes de produto, designers e engenheiros para auxiliar nas prioridades da documentação.
Identifique os fatores relevantes para a decisão
Considere o tipo de informação que você precisa para tomar a decisão. Saiba quais informações já estão disponíveis e o que precisa ser levantado.
Analise os fatores relevantes para tomar a decisão
Use sua experiência e de seu time para analisar os dados coletados. Em seguida, aplique a informação mais relevante na sua decisão.
Documente e comunique sua decisão
Criar um planejamento de documentação é uma etapa importante para definir quais serão as decisões tomadas durante seu processo. O nível de detalhe de planejamento e informações variam de acordo com cada time e cada demanda. Uma boa prática é incluir um agendamento de tempo e documentar ao longo do processo quais decisões foram tomadas e suas justificativas.
Reduza as decisões que você precisa tomar
Foque nas decisões que realmente importam, não perca energia com pequenas decisões que não vão agregar valor à documentação. Para isso, priorize o que será documentado para ajudar a manter esse foco. Melhore suas decisões com um ciclo forte de feedback: estabeleça ciclos de feedbacks para melhorar seu embasamento nas decisões a partir da experiência dos usuários.
Citações
Traduzimos livremente alguns trechos do livro que mais chamaram nossa atenção:
Citação | Página |
Editores, se existirem no seu time, frequentemente contribuem para discussões sobre a arquitetura da informação, sobre a voz e o tom da documentação. | 53 |
Um produto maduro provavelmente tem uma base de usuários robusta que espera um certo nível de detalhes ou estruturas na documentação. | 54 |
Quanto mais informação você tiver sobre as prioridades dos times de engenharia, o que eles estão desenvolvendo, e quão completo esse trabalho é, mais você vai poder decidir trabalhar em algo ou quanto tempo você vai dedicar para fazê-lo. | 56 |
Você pode usar métricas dos sites de documentação para ter melhor entendimento de como as pessoas estão utilizando-a. | 57 |
(...) feedback do cliente pode ajudar você a entender quantas pessoas têm interesse nas melhorias de um tópico específico. | 58 |
Quanto mais específica você tornar sua decisão, melhor. | 59 |
Sempre descreva o impacto comercial e o resultado para o cliente. Quando sua decisão é mais específica, fica mais fácil para você considerar os fatores relevantes. | 59 |
Muitas decisões são melhores se você trabalhar com outras pessoas. | 59 |
Colete informações com os product managers, designers e engenheiros para te ajudar a tomar decisões sobre as prioridades de documentação. | 59 |
Confie na expertise própria e do seu time, e nos resultados da análise de dados para que você possa coletar e aplicar informações relevantes à decisão que deseja tomar. | 60 |