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Clube do Livro VTEX: Autoria Colaborativa

VTEX team VTEX team Seguir 26/10/2021 · 5 minutos de leitura
Clube do Livro VTEX: Autoria Colaborativa
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Esse post faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo time de tech writers da VTEX em nosso projeto do clube do livro, em que discutimos o livro The Product is Docs. Neste post nós vamos discutir o pilar da escrita no contexto de Technical Writing. Iremos abordar quais decisões precisamos tomar durante o processo de escrita, como editar uma documentação e como colaborar com outros indivíduos para produzir documentação técnica. Veja abaixo os artigos que fazem parte da seção Escrita.


A colaboração é inerente ao trabalho do tech writer, seja com outros tech writers em projetos compartilhados ou adjacentes, ou com Subject Matter Experts, que são especialistas em determinados assuntos.

O capítulo Collaborative Authoring do livro The Product is Docs propõe uma reflexão sobre esse tema e oferece dicas para colaborar de forma eficiente com outros profissionais no dia a dia.

Na visão do time de documentação do Splunk, o mercado de Technical Writing tem passado por uma mudança de mentalidade, partindo de um modelo mais estático de desenvolvimento de informação para modelos mais colaborativos. A tendência é que os autores deixem de se comportar como “donos” da documentação e que esta passe a ser construída pelo time como um todo através de ferramentas como wikis.

A combinação entre ferramentas, educação e tendências da indústria nos conduzem fortemente a um verdadeiro modelo de autoria colaborativa. (p. 36)

Trabalhar com múltiplos autores

O livro recomenda as seguintes estratégias para trabalhar com múltiplos autores no processo de documentação:

  • Usar o guia de estilo da empresa, para alcançar uma escrita consistente entre todo o time de technical writers. Se a empresa não tiver diretrizes consolidadas, é importante criar um documento que formalize isso.
  • Ter um editor na equipe, para realizar a checagem do conteúdo de forma padronizada, antes de sua publicação.
  • Revisar o trabalho de outros technical writers da equipe que escrevem sobre assuntos correlatos, garantindo que as informações não se contradigam, não se repitam e nem se sobreponham.
  • Estabelecer um processo formal de peer-review (i.e., revisão de colegas de equipe) para que os tech writers tenham visibilidade do trabalho da equipe como um todo.
  • Ler o trabalho de outros tech writers casualmente, sem precisar se comprometer com um processo formal de edição ou revisão.
  • Ser flexível e adaptável para entender que a documentação é um produto coletivo do time.

Trabalhar com autores técnicos

As sugestões do time do Splunk para trabalhar com Subject Matter Experts que apoiam o processo de documentação são:

  • Saber explicar o motivo das suas alterações no texto a partir da perspectiva de Tech Writing.
  • Estar preparado(a) para receber feedbacks dos especialistas e aplicar as devidas melhorias na documentação com base nas sugestões recebidas. Se decidir não agir a partir de determinado feedback, é importante saber justificar os motivos para isso.
  • Ser flexível sobre as regras do guia de estilo da empresa quando necessário. Algumas vezes, pode ser mais importante priorizar a colaboração com o especialista e focar em melhorias no texto posteriormente.

O quão ampla a colaboração deve ser?

O Splunk tem um sistema baseado no modelo de wiki, em que qualquer funcionário pode contribuir e editar a documentação.

Os aspectos positivos desse modelo são encorajar o público interno a se engajar com a documentação, reportar problemas e compartilhar a responsabilidade sobre a documentação.

Para monitorar alterações e garantir a qualidade de artigos visíveis para clientes, o time de technical writers usa leitores RSS.

Por outro lado, esse formato facilita a inclusão de informações incorretas ou redundantes, e textos confusos ou fora de contexto. Além disso, o modelo de wiki pode gerar um trabalho extra para o time de documentação, que precisa inserir na rotina a atividade de monitorar as contribuições realizadas pelos demais funcionários da empresa.

A realidade no Splunk é que, apesar de existir a liberdade para qualquer funcionário editar conteúdo, poucos realmente o fazem e quem se compromete com isso edita de forma responsável e consciente. Por isso, no caso do Splunk, as vantagens de adotar o modelo de wiki são maiores que as desvantagens.

Em geral, para decidir entre um modelo mais colaborativo ou mais restrito, é imprescindível avaliar o contexto específico do seu time de technical writers e o tipo de documentação da sua empresa.

Citações

Traduzimos livremente alguns trechos do livro que mais chamaram nossa atenção:

Citação Página
Em alguns casos, redatores trabalham de forma próxima em entregáveis compartilhados. Em outros, os redatores coordenam os seus trabalhos para garantir a consistência e a relevância da documentação. Em outras situações, redatores colaboram com especialistas técnicos para cumprir solicitações de clientes e outros requisitos de documentação. 36
(...) vale a pena ajustar as suas práticas para produzir o melhor resultado para o cliente com o processo mais eficiente. 37
(...) quando qualquer funcionário pode editar a documentação, eles podem introduzir informação incorreta ou redundante. 39
A baixa barreira para a participação encoraja usuários internos a se engajarem com o processo de documentação, reportarem problemas e compartilharem um senso de propriedade sobre o produto publicado. Ela também proporciona um mecanismo de feedback que você pode utilizar para revisões técnicas, quando o revisor pode trabalhar diretamente no mesmo sistema que você. 39
No Splunk, o time de documentação utiliza leitores RSS para monitorar alterações em conteúdo direcionado para clientes e revisar essas mudanças. Apesar de qualquer funcionário poder editar a documentação do Splunk, a realidade é que muitos poucos deles realmente o fazem. 39
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