Na semana passada, comentei em um post no Linkedin que tenho percebido que ainda é comum profissionais da área não saberem diferenciar UX Writing de Technical Writing, mesmo aqueles que atuam há um tempo com conteúdo focado para produtos digitais.
Afinal, por que UX Writing não é a mesma coisa que Technical Writing ou vice-versa?
Pensei então se este não poderia ser o tema deste artigo. Pelo menos, serve para nós como um exercício para entender melhor nossas atuações e, quem sabe, até podemos formar times com estes dois tipos de profissionais.
Antes de começarmos, quero deixar claro que me considero aprendiz das duas áreas. Logo, sinta-se à vontade para comentar suas percepções, combinado? 😉
Os dois tipos de writing
Vamos começar pelo mais básico, que seria entender melhor os conceitos de cada uma dessas áreas.
UX Writing
O UX Writing, ou Redação focada em UX (User Experience), é a área dentro do Design e de Estratégia de Conteúdo (Content Strategy) que tem por objetivo produzir textos que promovam a melhor experiência do usuário.
O principal conceito que sustenta o UX Writing é o do microcopy, ou microtexto, que diz respeito a todo texto escrito para uma interface digital.
Em outras palavras, significa que todo texto que serve de ponto de contato de um usuário com a sua marca (produto ou serviço) deve passar por um UX Writer. Isso vale para aplicativos, landing pages, sites, chatbots, entre outros.
Technical Writing
O Technical Writing, ou Redação Técnica em tradução livre, foca na produção de conteúdo técnico com o objetivo de orientar você a utilizar um produto.
Isso significa que manuais, documentações, guias de instrução, APIs e demais materiais de orientação, geralmente, passam pelas mãos de um Technical Writer, ou Tech Writer.
Eu, inclusive, já falei um pouco do papel da documentação no desenvolvimento de softwares. Fica a sugestão se quiser se aprofundar mais no assunto 😉
Onde as áreas se encontram
Como vimos, o UX Writing e o Technical Writing são duas vertentes dentro de conteúdo que possuem diferentes entregáveis e que, portanto, vão exigir diferentes competências dependendo da área que você escolher atuar.
Mas sabe por que, apesar disso, é natural que haja confusão entre as áreas?
Porque as duas se preocupam com a experiência proporcionada pelo material produzido. Seja uma documentação ou um aplicativo, os objetivos do UX Writer e do Tech Writer se encontram se pensarmos que:
- ntuitivo
- Compreensível
- Útil
São características que os dois profissionais buscam aplicar no trabalho.
Vou te confessar que, pela minha vivência, tenho enxergado que as duas são áreas cada vez mais complementares.
Isso significa que, no fim do dia, tanto o UX Writer quanto o Tech Writer buscam atingir o mesmo objetivo, só que por caminhos diferentes.
Diferenciando melhor UX Writing e Technical Writing
Vamos ilustrar o tema com um exemplo prático? Assim, fica mais fácil separar o joio do trigo e o UX do Technical Writing (ou vice-versa).
Pense aí em um aplicativo de algum serviço. Pode ser de qualquer coisa… que tal um app de pagamentos?
Se você baixar um app de pagamentos, qualquer que seja, com certeza você vai ver diversos textos que te orientam a realizar uma ação, como por exemplo:
- Criar seu cadastro
- Adicionar seus amigos
- Configurar seu perfil
- Realizar um pagamento
Para que estas ações fossem escritas, um UX Writer esteve presente para pensar nas possibilidades de fluxo que você pode fazer para realizar qualquer uma dessas atividades para que você nem precise pensar tanto para fazê-las.
Lembra do intuitivo? É este o sentimento que qualquer ação dessas deve te provocar. Se fez isso, voilà: um trabalho de UX Writing bem executado.
E onde entra o Technical Writer?
Bom, para que este aplicativo chegasse à loja para você fazer o download, existiram alguns passos anteriores. Um deles foi documentar todo o processo de criação do app e, principalmente, sobre os atributos técnicos de cada funcionalidade do aplicativo, como:
- Exemplos de código
- APIs
- Plugins
- Linguagens de programação e/ou frameworks utilizados
Em outras palavras, o Technical Writer entra no momento em que o aplicativo está sendo desenvolvido para registrar todas as features, configurações, APIs e demais insumos técnicos.
Caso uma pessoa entre para o time que desenvolve do produto, saberá exatamente como aquele produto funciona, agilizando sua curva de aprendizado.
Se esta pessoa entrar e conseguir entender facilmente como aquele aplicativo opera, tecnicamente falando, você tem aí um bom trabalho de Technical Writing.
Onde vejo mais sobre UX Writing e Technical Writing?
Gostou muito das duas áreas e quer acompanhar de perto os debates sobre o assunto? Eu separei algumas sugestões de materiais, perfis e livros para os dois. :)
UX Writing
Perfis do LinkedIn
A comunidade de UX Writers já está bastante ativa e existem diversos profissionais ativos no LinkedIn. Fica aqui algumas sugestões para seguir:
- Ariana Dias
- Bruno Rodrigues
- Camila Martins
- Caroline Linhares
- Cristina Luckner
- Mariana Lorente
- Ludmila Rocha
Livros
Aqui, vou listar algumas das indicações da Suzane Ribeiro no artigo Quero ser UX Writer!
- Microcopy — The Complete Guide
- Redação Estratégica para UX
- Microcopy: Discover How Tiny Bits of Text Make Tasty Apps and Websites
- Conversational Design
- Content Everywhere: Strategy and Structure For Future-Ready Content
Grupo
O site, como a própria descrição diz, é a “casa da comunidade brasileira de UX Writers”. Logo, você encontra lá grupos para acompanhar, pessoas para seguir, cursos, entre outros.
Technical Writing
Por fim, um compilado da área que me abraçou nos últimos meses. Vou colocar mais uma vez a listinha que tem sido “minha lição de casa nestes tempos”
Perfis do LinkedIn
A nossa comunidade de Tech Writers ainda está se movimentando, mas alguns nomes que têm se mobilizado e que podem ser interessantes de seguir são:
Livros
- The Product is Docs
- Docs Like Code
- Every page is page One
- Developing Quality Technical Information
- Design for How People Learn
Grupos
- Technical Writing Brasil, no Linkedin.
- Write The Docs, no Slack.
E agora, ficou mais fácil diferenciar um UX Writer e um Technical Writer? Não deixa de comentar suas impressões, será ótimo para continuar a discussão. 😊